Pavimentos na Fábrica de Cerveja da
ex-Sociedade Central de Cervejas (hoje Centralcer, SA), em Vialonga, 1967/68
Em todos os pavimentos que projectei
para a nova fábrica de cerveja da ex-S.C.C. procurei renovar a tradição dos
pavimentos portugueses, servindo-me sempre de desenhos ritmados, dinâmicos e
expressivos do percurso.
Nos vários pavimentos
que projectei para esta fábrica interessaram-me de maneira especial aqueles que
concebi para o circuito independente de visitas à fábrica.
Neles coloquei a mim próprio o objectivo
de exprimir simultaneamente o movimento acelerado dos visitantes nas zonas de
menor interesse no percurso, e em oposição a paragem das pessoas nos locais
onde os motivos oferecidos à sua curiosidade a justificassem. A partir desses
dados realizei com “mosaicos hidraúlicos”, quadrados e em preto e branco,
desenhos de padrões geométricos, que vão mudando ao longo do percurso dos
visitantes, uns mais dinâmicos e outros mais estáticos. Nesses desenhos,
entendidos como um espaço em devir, a mudança de padrão faz-se quase
insensivelmente, para o que contribui o facto de manter sempre a mesma
percentagem de preto e branco ao longo de todo o percurso, o que é importante
para não cansar e perturbar a visão dos visitantes.
Nos outros pavimentos executados noutros
materiais (mármore ou calçada) mantive sempre como constante as diagonais a
45º, para dar unidade a todo este vasto conjunto. A única excepção é a calçada
na saída do circuito de visitantes, visto este pavimento se encontrar saparado
dos outros padrões.
No
átrio no 1º piso consegui uma grande variedade de ritmos e de direcções, visto
tratar-se de um átrio de distribuição. Para tal, desenhei um único módulo de
variação, um paralelograma, colocado no chão alternadamente em preto e branco.
Em baixo, no átrio de entrada no piso térreo, o desenho em calçada foi
inspirado em ilusões de óptica e tem uma dinâmica visual quase tão intensa como
o anterior.
Eduardo Nery
[O autor deste blogue agradece a Eduardo Nery a autorização para publicar estes seus documentos (texto e fotos)]
No comments:
Post a Comment