Sunday, June 03, 2012

Portuguese pavements. Eduardo Nery: Pavimentos na Fábrica de Cerveja da ex-Sociedade Central de Cervejas (hoje Centralcer, SA), em Vialonga, 1967/1968


Pavimentos na Fábrica de Cerveja da ex-Sociedade Central de Cervejas (hoje Centralcer, SA), em Vialonga, 1967/68

Em todos os pavimentos que projectei para a nova fábrica de cerveja da ex-S.C.C. procurei renovar a tradição dos pavimentos portugueses, servindo-me sempre de desenhos ritmados, dinâmicos e expressivos do percurso.
Nos vários pavimentos que projectei para esta fábrica interessaram-me de maneira especial aqueles que concebi para o circuito independente de visitas à fábrica.
Neles coloquei a mim próprio o objectivo de exprimir simultaneamente o movimento acelerado dos visitantes nas zonas de menor interesse no percurso, e em oposição a paragem das pessoas nos locais onde os motivos oferecidos à sua curiosidade a justificassem. A partir desses dados realizei com “mosaicos hidraúlicos”, quadrados e em preto e branco, desenhos de padrões geométricos, que vão mudando ao longo do percurso dos visitantes, uns mais dinâmicos e outros mais estáticos. Nesses desenhos, entendidos como um espaço em devir, a mudança de padrão faz-se quase insensivelmente, para o que contribui o facto de manter sempre a mesma percentagem de preto e branco ao longo de todo o percurso, o que é importante para não cansar e perturbar a visão dos visitantes.
Nos outros pavimentos executados noutros materiais (mármore ou calçada) mantive sempre como constante as diagonais a 45º, para dar unidade a todo este vasto conjunto. A única excepção é a calçada na saída do circuito de visitantes, visto este pavimento se encontrar saparado dos outros padrões.
No átrio no 1º piso consegui uma grande variedade de ritmos e de direcções, visto tratar-se de um átrio de distribuição. Para tal, desenhei um único módulo de variação, um paralelograma, colocado no chão alternadamente em preto e branco. Em baixo, no átrio de entrada no piso térreo, o desenho em calçada foi inspirado em ilusões de óptica e tem uma dinâmica visual quase tão intensa como o anterior. 

Eduardo Nery

































[O autor deste blogue agradece a Eduardo Nery a autorização para publicar estes seus documentos (texto e fotos)]

No comments: