Sunday, June 13, 2010

Fernando de Bulhões


Outono de 1220. Um barco vindo de Marrocos naufraga ao largo da Sicília. Os náufragos vão dar a uma praia perto da cidade de Messina. Entre eles, estão Fernando de Bulhões (dito «Santo António de Lisboa» ou «Santo António de Pádua») e Leonardo Pisano Bogollo (dito Leonardo de Pisa, Leonardo Pisano, Leonardo Bonacci ou Leonardo Fibonacci, mais conhecido por «Fibonacci»).
O primeiro, António, era um religioso que pertencia à Ordem dos Franciscanos. O segundo, Fibonacci, era um matemático italiano (talvez o maior matemático ocidental da Idade Média). Fibonacci trouxe para a Europa o sistema numérico Indu-Arábico, incluindo o número zero, espalhado neste continente através do seu Livro de Cálculo, o Liber Abaci, publicado no início do século XIII, com enormes e incalculáveis consequências técnicas e científicas.
Este filme trata essencialmente do papel de líder de António na revolta do povo de Pádua contra os usurários. Fibonacci tinha escolhido colocar os seus conhecimentos ao serviço destes últimos...
[Se todo este enredo respeita a verdade histórica, ou não, é outra estória...]


No comments: