[1966]
Módulo de padrão para azulejo de produção industrial.
Concurso promovido pela Fábrica Estaco, Estatuária Artística de Coimbra, em 1966.
O conceito que serviu de base ao concurso foi o de um módulo de um único azulejo cujo desenho permitisse o máximo de combinações entre si e, deste modo, a criação de numerosos padrões decorativos.Eduardo Nery concebeu um motivo assente nas linhas diagonais rectas do quadrado, uma barra central que dividia o espaço do azulejo em dois campos, um ocupado por barras paralelas e outro por meia barra diagonal perpendicular à primeira.
As relações métricas entre estes elementos rectos foram ponderadas permitindo sempre continuidades no desenho e na cor, seja por continuidade seja por alternância entre azuis e amarelo.
19
PROJECTO DE AZULEJO PARA MÓDULO DE PADRÃO
PROJECTO DE AZULEJO PARA MÓDULO DE PADRÃO
c.1966
Guaches / cartão
50 x 50 cm
Não assinado, não datado.
Colecção do autor.
20-28
PROJECTOS PARA PADRÃO
c. 1966
Guaches s/ cartão
50 x 50 cm
Não assinados, não datados.
Colecção do autor.
c. 1966
Guaches s/ cartão
50 x 50 cm
Não assinados, não datados.
Colecção do autor.
29
COMBINAÇÕES MÚLTIPLAS
48 cubos para combinações variáveis
c. 1966
Madeira pintada em tinta de esmalte.
10 x 10 x 10 cm (cada cubo)
Não assinado, não datado.
Coleccão do autor.
A lógica combinatória do módulo de padrão aplicada ao azulejo ganha outro dinamismo quando da bidimensionalidade do quadrado se passa à tridimensão do cubo. O módulo inventado revela nesta situação a sua máxima riqueza combinatória, convidando o espectador a ensaiar as suas combinações próprias numa actividade lúdica não distante dos cubos infantis, tornando-se cada espectador no criador da obra.
COMBINAÇÕES MÚLTIPLAS
48 cubos para combinações variáveis
c. 1966
Madeira pintada em tinta de esmalte.
10 x 10 x 10 cm (cada cubo)
Não assinado, não datado.
Coleccão do autor.
A lógica combinatória do módulo de padrão aplicada ao azulejo ganha outro dinamismo quando da bidimensionalidade do quadrado se passa à tridimensão do cubo. O módulo inventado revela nesta situação a sua máxima riqueza combinatória, convidando o espectador a ensaiar as suas combinações próprias numa actividade lúdica não distante dos cubos infantis, tornando-se cada espectador no criador da obra.
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(Imagens e textos copiados por mim de)
[Autor(es): Paulo Henriques, Rocha de Sousa, Sérgio Vieira]
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